Avançar para o conteúdo

IDM 314 | 2023

A 40ª Conferência Geral da UNESCO proclamou o 14 de Março de cada ano como Dia Internacional da Matemática (40C/Resolução 30 de 26 de Novembro de 2019). Em muitos países, o 14 de Março (3/14) já foi celebrado como Dia Pi, pelo que a resolução da UNESCO consolida o actual reconhecimento da matemática pelo seu importante papel na abordagem dos desafios do nosso tempo em áreas como a inteligência artificial, saúde, alterações climáticas, energia e desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral.

Como parte desta celebração, é proposto todos os anos um novo tema para encorajar a participação, despertar a criatividade e lançar luz sobre as ligações entre a matemática e todos os tipos de campos, conceitos e ideias. Para a primeira edição oficial em 2020, o tema escolhido foi Matemática está em todo o lado, que visava mostrar ao público a importância da Matemática na nossa vida quotidiana. Para 2021, o tema foi Matemática para um mundo melhor, que insistiu na importância da matemática na melhoria da qualidade de vida, num aceno claro ao papel que desempenhou na actual pandemia como ferramenta insubstituível para a monitorização e compreensão do fenómeno COVID-19.

Para este ano 2023, foi decidido que o tema será Matemática para todos / Matemáticas para todo o mundo. O tema foi proposto por Marco Zarco Rotairo da escola secundária nacional “Treze Mártires” em Indang, Cavite, Filipinas, com a seguinte argumentação: “Creio que a Matemática deveria ser para todos porque todos nós temos capacidade matemática, mas apenas numa extensão e grau diferentes. Além disso, devemos deixar que todos desfrutem das maravilhas da Matemática. A noção de que a Matemática é apenas para os dotados e os génios devem mudar”.

A fim de encorajar estudantes de diferentes níveis educacionais a participar nesta importante data, a CEMAT e as suas sociedades membros estão a organizar vários concursos e uma grande cerimónia de entrega de prémios e celebração do Dia Internacional da Matemática.

Matemática para todos

Todos precisam de matemática em todos os aspectos das suas vidas. Não é apenas para assuntos profissionais especializados; não é apenas para aqueles que são supostamente dotados. É para todos, todos os dias.

Muitos vêem-se a si próprios como não matemáticos ou que a matemática não é para eles, mas é para todos e todos são capazes de pensar matematicamente.

O acesso à matemática deve ser democratizado para todos. Porque tradicionalmente, acredita-se que é apenas para aqueles que possuem certos tipos de capacidades de resolução de problemas. E a investigação, principalmente em Educação Matemática, demonstrou que a Matemática é obrigatória em todo o mundo porque contribui para a formação de cidadãos competentes.